sábado, 12 de novembro de 2011

Os sons da língua

   Quando falamos, emitimos uma sequência de sons para formar palavras
ao pronunciarmos, por exemplo, a palavra faca, emitimos quatro sons diferentes, representados pelas letras f, a, c, a. Se pronunciarmos a palavra foca, teremos outra sequência de sons, agora representados pela letra f, o, c, a. Da mesma forma, podemos comparar os pares de palavras abaixo:
     faca / fada           faca / vaca      faca / fica
  

  Observe que, em cada um desses três pares, a distinção entre as palavras se dá por meio de um único elemento sonoro, representado graficamente por um simbolo denominado letra (no primeiro par: c/d; no segundo par: f/v; no terceiro par: a/i).
À unidade sonora que possui a propriedade de estabelecer distinção entre vocábulos de uma lingua, damos o nome de fonema.

Gramática já!

Hoje diante de tantos erros ortográficos eu resolvi revisar a tão famosa gramática então resolvi abordar os principais temas pois não tenho tempo para revisar tudo pois a prova do PAS esta muito próxima, vou começar por coisas simples que aprendemos na escola classe mas muitos de nós já se esqueçeram porque cai entre nois fazer uma redação toda cheia de erros ortograficos não pega bem né!

Denotação e Conotação

Conotação é a associação subjetiva, cultural e/ou emocional, que está para além do significado estrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito. Além da sua denotação, o sentido referencial, literal, cada palavra remete a inúmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que são apenas sugeridos, evocando outras idéias associadas, de ordem abstrata, subjetiva.
Denotação de um termo é o objeto ao qual o mesmo se refere.
A linguagem tem no seu sentido usual ou literal, ou seja, naquele que lhe atribuem os dicionários; seu sentido é objetivo, explícito, constante. Ela designa ou denota determinado objeto, referindo-se à realidade palpável.
A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É informação bruta com o único objetivo de informar. É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções etc.

Resumo 

Conotação e detotação:
As palavras podem ser empregadas em dois sentidos.
Denotativo:quando apresentam o sentido próprio do dicionário.Ex:Os adversários lutaram até o anoitecer.
Conotativo: quando tem um significado especial figurado.Ex:A criança lutava contra o sono.